Efemérides Itabaianenses

Nascimento de uma cidade

Por José de Almeida Bispo – Cadeira 27 – Patronesse Maria Thétis Nunes

Efeméride, 07(julho), 11

No dia 11 de julho de 1674 chegou aos campos da Itabaiana a expedição de Dom Rodrigo de Castelo Branco. Sua vinda ao Brasil fora provocada pelo reacender da lenda prata de Itabaiana, e das amostras de minério levadas para o então príncipe-regente, D. Pedro – o Pacífico, três anos antes, por Sebastião Lopes Grandio. A expedição foi montada com todo o sigilo, e nela não se poupou recursos, materiais e humanos. Todavia mais uma vez não se achou prata em em Itabaiana. Por  ironia do destino, D. Rodrigo que passou a maior parte do tempo de quatro anos entre Itabaiana e Salvador, doente de malária, ao se desenganar da prata de Itabaiana, e ir procurá-la no sul do país, em São Paulo entrou em dissenso com a família de Fernão Dias Paes Leme por conta das esmeraldas, vindo a ser assassinado, em 1681,  por Manuel Borba Gato, genro de Fernão Dias. O medo da punição líquida e certa levou Borba Gato a se esconder nos sertões inóspitos, onde depois veio a ser Minas Gerais. E encontrar a torrente de ouro que prolongou o claudicante império português, e fez a riqueza da próxima potência mundial: a Inglaterra.

O chefe militar da expedição era e general Jorge Soares de Macedo que, entre outros objetivos, trazia a ordem expressa de fundar uma cidade assim que se confirmasse a prata, como  cidadela de defesa; já que itabaiana, militarmente está muita exposta ao mar, a apenas 50 quilômetros dele. A cidade, obviamente não foi fundada; mas foi começada uma povoação pra servir de sede municipal com a fundação da Paróquia de Santo Antônio e Almas da Itabaiana, em 30 de outubro de 1675, a um ano e três meses da chegada de D. Rodrigo; e com ele ainda trilhando os campos daqui em busca da tão sonhada prata.

11 de julho uma data importantíssima para Itabaiana, para Sergipe, para a História do Brasil e porque não dizer da geopolítica mundial do Século XVII.

Algumas referências:

  1. Registo de uma provisão de Sua Alteza por que fez mercê ao mesmo Sebastião Lopes Grandio do ofício de provedor da Fazenda da Ilha de Itamaracá. [15/07/1673]. Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 25, p.271.
  2. Carta para o Administrador das minas D. Rodrigo de Castello Branco. De 25 de maio. Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 08, p.396.
  3. Nota do Conselho Ultramarino  sobre a despesa do apresto de D. Rodrigo Castelo Branco para o entabolamento das minas de Tabaiana. [28/01/1674]. Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 88, p.14.
  4. Carta para Capitão mor de Sergipe del Rei sobre ter-se promptos os 500$ para D. R° Castello Branco. De 6 de abril. [1674] Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 08, p.390.
  5. Carta que se escreveo ao Capitão Jorge Soares de Macedo sobre a ração dos Soldados q’ forão com elle a Sergipe del Rei. De 28 de agosto. [1674]. Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 08, p.402.
  6. Sobre o Engenheiro do Estado vir para esta praça. De 2 de janeiro de 1674. Com. = Com sa aviriguação das amostras (de prata) que se levarão a S. A. das minas da Itabayana, se servio mandar em hum dos navios q’ agora chegaram de Lisboa por administrador dellas hum D. Rodrigo de Castello Branco, pessoa inteligente naquela profição; Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Anas Vol. 05, p.121.
  7. Registo da patente de Sua Alteza por que proveu a Jorge Soares de Macedo do posto de tenente de mestre de campo general ad honorem. [30/10/1677]. Biblioteca Nacional do Rio de  Janeiro. Docs. Históricos. Vol. 26, p.374.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: