Prêmio de Poesia – campeões anunciados ontem

Por Antônio Francisco de Jesus – Cadeira nº 6, patrono Boaventura Oliveira

27 all

Foram conhecidos ontem os ganhadores do primeiro Prêmio de Poesia José Jorge de Siqueira Filho da Academia Itabaianense de Letras. Os dez finalistas receberam certificados e também uma sacola de livros doados pelos acadêmicos e por mecenas da cultura (relação ao final). Apenas jovens de 12 a 20 anos puderam concorrer ao Prêmio.
Todos os participantes poderiam muito bem ser premiados também; fossem centésimos de difirença. O valor poético do conjunto inteiro foi considerado alto pelos avaliadores.
A Comissão de avaliação foi composta por três poetas consagrados, com livros publicados, laicos, e três, nas mesmas condições, de nossa igreja, a academia Itabaianense de Letras. Cada poema sofreu quatro avaliações.
O evento ocorreu no salão nobre da Câmara dos Vereadores de Itabaiana entre as 20:05 e 21:12 (2018ag031) e contou com a presença de bom público que encheu as galerias laterais. Autoridades e sociedade.
Apenas sete membros da Academia Itabaianene de Letras vieram, mas toda a Academia Serrana de Jovens Escritores (do Colégio dom José Thomaz do Rio das Pedras) e, assim, lotou o espaço central da Câmara.
Estiveram conosco, o acadêmico Domingos Pascoal de Melo, representando a Academia Sergipana de Letras e outras onde atua (quase todas), Lucas Lamonier, da Academia de Nossa Senhora da Glória e Carlos Alexandre, o potente motor que alavanca a cultura no sertão, notadamente em Monte Alegre de Sergipe. Reginaldo José dos Santos, experiente e brilhante, Nado Voz e o Violão, encantou as conecções dos blocos com belas canções. Jackson Trindade, educador, cantor lírico e intelectual serrano, atuou, voluntariamente, com mestre de cerimônia, o que deu um caráter profissional ao evento. Sempre utilizáramos a prata da casa, que falhou, desta vez. Tivemos um fotógrafo profissional, recolhemos (só um pouco) os nossos celulares relapsos. Logo, receberemos as fotos e as publicaremos para a história.
Na mesma sessão, houve a outorga de Moções de Agradecimentos a cinco parceiros que tem ajudado a Academia a atingir os objetivos regimentais (relação mais abaixo).

OS CAMPEÕES DO PRÊMIO DE POESIA JOSÉ JORGE DE SIQUEIRA FILHO FORAM OS SEGUINTES:
Julian Silva Santos (19 anos, médio incompleto, mora no bairro Marianga em Itabaiana, concorreu com o poema: Me Poeta. PRIMEIRO COLOCADO.
João Paulo Santos de Jesus, 15 anos, médio incompleto, mora no povoado Mangabeira, em Itabaiana, concorreu com o poema: Prisioneiros da Ignorância. SEGUNDO COLOCADO.
Anny Karolinne Rodrigues Teles, 17 anos, curso médio incompleto, mora na rua Bolívia, em Areia Branca Sergipe, concorreu com o poema: Pequeno Foragido. TERCEIRO COLOCADO.
Fernanda Santos Souza, 18 anos, possui o médio incompleto, mora em Nossa Senhora da Glória, concorreu com o poema: Vida Bandida. FINALISTA.
José Thiago Dantas Costa. 18 anos, médio incompleto, mora no povoado Riacho Grande em Monte Alegre de Sergipe, concorreu com o poema: Tempo de chão. FINALISTA.
Eduardo Ângelus Gomes de Almeida, mora em Aracaju, concorreu com o poema: Cultura, Essência e Espírito. FINALISTA.
George Guilherme Santos Alves da Silva, 14 anos, médio incompleto, mora no centro em Monte Alegre, concorreu com o poema: Homem Forte. FINALISTA.
Érika de Jesus Santos, 16 anos, médio incompleto, mora no bairro Siqueira Campos em Aracaju, concorreu com o poema: Quem economiza amor morre pobre e perde a vida. FINALISTA.
José Pedro Filho, 18 anos, médio incompleto, mora no centro em Monte Alegre de Sergipe, concorreu com o poema: Transcurso. FINALISTA.
Eduarda Gois Santos, 16 anos, médio incompleto, mora na rua Pão de Acúcar, em Monte Alegre de Sergipe, concorreu com o poema: Coração Nutela. FINALISTA.

A SACOLA DE LIVROS QUE CADA FINALISTA RECEBEU.
Itabaiana de Minha Infância (25 acadêmicos da AIL).
Itabaiana Nosso Lugar Quadro Séculos Depois (José de Almeida Bispo)
Primeira Antologia Literária do Controladoria Geral do Estado
Lembranças de um Paraiso (Inez Resende)
Pensatorium (Jorge Pinheiro PI)
A Pedra Azul (Jorge Pinheiro PI)
Vida Lida (poesias) de Tereza Cristina Pinheiro.
Os três primeiros colocados tiveram ainda, em adição, o livro Meninos que não queriam ser Padres (Antônio FJ Saracura).

RELAÇÃO DAS PESSOAS QUE RECEBERAM MOÇÃO DE AGRADECIMENTO DA ACADEMIA ITABAIANENSE DE LETRAS
Olivério Ferreira das Chagas, contador, ex-vereador e que instituiu, através de eleição popular, as sete maravilhas da cidade de Itabaiana… É dono de muitos outros feitos
José Teles de Mendonça, vereador em muitos mandatos e presidente desta casa que nos franquia usarmos seu plenário para realizar nossas sessões solenes, onde estamos agora.
Rosa Maria Santana, organizadora da Academia Serrana de jovens escritores com sede no colégio Dom José Tomaz do Rio das Pedras, professora, missionária da cultura, tendo como santos: a leitura de livros e a escrita de textos.
José Sizenando de Almeida, Nandinho de Sizino, um dos ícones da Itabaiana. Mesmo morando em Aracaju, sempre nos acompanha aqui em todas as sessões desde a fundação em primeiro de fevereiro de 2013.
Ana Márcia Barreto Nascimento, também pelo mesmo motivo de Sizenando, esteve e está́ sempre junto à academia, em suas sessões, lendo os livros de nossos escritores e os incentivando a escrever muito mais.
A solenidade ainda contou, além do presidente da Câmara, homenageado da noite, com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Ferreira das Chagas, representando o Governo do Estado.

Um comentário em “Prêmio de Poesia – campeões anunciados ontem

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: