A Comendadora Eliana

Foi votada ontem, 25/06/2019, e aprovada por unanimidade, na 47ª mais antiga Câmara Municipal (e Poder Legislativo) do Brasil, a Câmara de Vereadores de Itabaiana, a outorga da Comenda Sebrão Sobrinho, a mais alta honraria do Município de Itabaiana à ocupante da Cadeira 17 da Academia Itabaianense de Letras, cujo patrono é o pedagogo José Antônio Nunes Mendonça, à professora Dra. Josefa Eliana Souza, ou simplesmente pro velhos e inúmeros amigos, Eliana de Alcino, professora de História no Colégio Murilo Estadual Murilo Braga (Já há mais de três décadas na Universidade Federal de Sergipe) quando este atingiu seu apogeu conceitual, em meados da década de 70.

A Comenda

O historiador José Sebrão de Carvalho, o Sobrinho (Pra diferenciar do seu tio, político e comerciante, o Coronel Sebrão)

Foi uma criação do Município de Itabaiana, mediante sua Câmara Municipal, com prerrogativas constitucionais exclusivas para legislar sobre esse tipo de matéria, na presidência do vereador Nivaldo Alves de Oliveira, pela Resolução número 11, de 30 de maio de 1989.

A solenidade.

Nomeação do primeiro escrivão da Câmara Municipal de Itabaiana. Apesar da criação da Vila (e instalação da Câmara) pelo Decreto de 20 de outubro de 1697, somente quase três anos depois o rei nomeou os funcionários sujeitos a nomeação.

Na época da aprovação da Resolução se tinha erroneamente o entendimento de que a Emancipação do Município de Itabaiana havia sido quando de sua elevação a cidade, em 28 de agosto. E por ser considerada a mais importante data no calendário cívico serrano, de acordo com seu artigo 4º ficou como a data da entrega solene que tem sido bem concorrida ao longo dos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: