Movimento Cultural Maria Pereira: Levantada mais uma coluna na sustentação da Cultura serrana.

Profa. Rosa Maria Vieira, Karla Laiane Santos Santana, Aline Andrade de Oliveira, Diogo Gomes dos Santos, Cleane Lima da Paixão e João Paulo Santos de Jesus.

Ao tomarem posse na noite de ontem, sexta, 19, em solenidade com direito a show à parte numa fantástica palestra do professor João de Deus Souza, a professora Rosa Maria Vieira, coordenadora do grupo, e os estudantes Karla Laiane Santos Santana, Aline Andrade de Oliveira, Diogo Gomes dos Santos, Cleane Lima da Paixão e João Paulo Santos de Jesus, vêm materializar um sonho da Academia Itabaianense de Letras, por seus ideólogos, entre os quais o professor José Rivadálvio Lima de, ser uma coluna e espécie de embaixada junto à comunidade docente e discente do município e além dele e este sodalício.

O MOVIMENTO.

Alguns dos patronos do Movimento Cultural Maria Pereira. Cinco dos seis primeiros, do grupo empossado nesta sexta presente aí: Álvaro Fonseca de Oliveira, Antônio Melo, Armindo Guaraná, Pe. Arthur e Ir. Auxiliadora. Faltou a foto de D. Tota.

Um espelho da Academia, o Movimento Cultural Maria Pereira é composto de trinta membros, cada um representando um personagem histórico de nosso município, portanto uma homenagem a esse que em vida marcou sobremaneira a nossa sociedade de modo positivo com seus atos, não necessariamente, mas também intelectuais. Respectivamente representando uma cadeira de um a trinta, são eles: Álvaro Fonseca de Oliveira; Antônia Andrade; Antônio Melo; Armindo Guaraná; Artur Moura Pereira; Auxiliadora da Graça Leite; Carlos Augusto Mesquita Moura; Elias Andrade; Eraldo Barbosa; Eulina Nunes; Filomeno Andrade; Francisco da Silva Lobo; Francisco Vilobaldo de Oliveira; Gabriel Andrade; Guilhermino Amâncio Bezerra; João de Deus Teixeira; João de Matos; João Rocha Sobrinho; Joaquim Fraga Lima; José Bezerra dos Santos; José de Andrade Sucupira; Josefa Esteves de Freitas; José Mesquita da Silveira; José Luiz Conceição; Melchiades José de Souza; Manoel Garangau; Ormeil Câmara de Oliveira; Pedro Garcia Moreno Filho; Serapião Antônio de Goes; Quintino de Lacerda.

Maria da Conceição: a lendária MARIA PEREIRA, diligente diretora nos tempos áureos do Colégio Estadual Murilo Braga, 2002.

Os empossados. Quem são.

Cadeira 01, patrono Álvaro Fonseca Oliveira: Rosa Maria Vieira de Santana (professora)
Formou-se em Letras – Português pela Universidade Federal de Sergipe. Professora há 20 anos das redes estadual e municipal, em Itabaiana. Idealizadora e incentivadora do Projeto “Vivenciando o Prazer da Leitura”, por dez anos, projeto este que deu origem a Academia Serrana de Jovens Escritores do Povoado Rio das Pedras de Itabaiana. A professora Rosa modificou completamente o mundo de grande parte de seus alunos de português e literatura. A Academia, por seus membros têm testemunhado sua encantadora luta e sucesso.

Cadeira 02, patronesse Antônia Andrade (D. Tota): Karla Laiane Santos Santana (Estudante).
Nasceu em 05 de junho de 2002 em Itabaiana; cursa o 2°ano do ensino médio no Colégio Eduardo Silveira, estudou desde a pré-escola ao ensino fundamental na Escola Municipal Dom José Thomaz. É moderadora do núcleo de cidadania dos adolescentes do selo Unicef de Itabaiana. Já participou de um encontro de adolescentes no Rio de Janeiro, representando o Estado de Sergipe onde foi destaque, e passou a representar todo o Nordeste. Participou também de um Seminário de Buscativa Escolar pelo selo Unicef, em Brasília e do encontro de Ninos e Ninas novamente no Rio de Janeiro, representando Sergipe. Sonha em ser juíza da Vara da Infância e Juventude, e escritora de Cordel.

Cadeira 03, patrono Antônio Melo: Aline Andrade de Oliveira (estudante).
Natural de Itabaiana, nasceu em 24 de junho de 2004. Cursou ensino fundamental menor na Escola Municipal Carolina Julia de Vasconcelos, o ensino fundamental maior na Escola Municipal Dom José Thomaz, atualmente cursa o ensino médio técnico e integrado em agronegócio no (IFS) Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. poeta e já foi premiada no concurso de poesias da Loja Maçônica Cotinguiba, da capital, e no concurso cultural da OAB de Sergipe.

Cadeira 04, patrono Armindo Guaraná: Diogo Gomes dos Santos (estudante)
Natural de Itabaiana, nasceu em 13 de setembro de 2001, viveu toda a sua infância em São Cristóvão e mora em Itabaiana, no povoado Pissarreira, desde 2010. Cursou o ensino fundamental maior na Escola Municipal Dom José Thomaz, onde foi eleito representando dos alunos no Conselho Escolar. Atualmente está́ cursando o 1o ano do ensino médio no Colégio Estadual Eduardo Silveira, onde acaba de ser eleito representando dos alunos no Conselho Escolar. Cantor de Rap envolvendo movimentos culturais e estudantis.

Cadeira 05, patrono Pe. Arthur Moura Pereira: Cleane Lima da Paixão (estudante)
Natural de Aracaju, nasceu em 07 de agosto de 2003. Moradora de Itabaiana desde 2015; cursou o ensino fundamental menor na Escola Estadual Maria do Carmo Alves, cursou o ensino fundamental maior na Escola Municipal Dom José Thomaz, e atualmente está́ cursando o 1o ano do ensino médio no Colégio Estadual Eduardo Silveira. Essa jovem escritora fundou, junto com os colegas, a Academia Serrana de Jovens Escritores. Sua poesia busca retratar a realidade social através das emoções.

Cadeira 06, patronesse Irmã Auxiliadora Graça Leite: João Paulo Santos de Jesus (estudante)
Natural do município de Itabaiana, nasceu no dia 12 de agosto de 2003. Concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal Dom José Thomaz. Presidiu, de 05 de julho de 2018 a 20 de maio de 2019, a Academia Serrana de Jovens Escritores. Poeta, foi premiado no segundo lugar no Primeiro Concurso Jose Jorge de Siqueira Filho, 2018, da Academia Itabaianense de Letras. É membro do Centro Acadêmico de Letras, instituição literária do Colégio O Saber, onde está́ cursando o ensino médio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: