José de Almeida Bispo

Jose de Almeida 2

CADEIRA 27

PATRONESSE: MARIA THÉTIS NUNES

Historiadora

Separador3-1sepia

Nasceu na Mangabeira, zona rural do município de Itabaiana, Sergipe, em 8 de outubro de 1959, filho de Alexandre Frutuoso Bispo (in memoriam) e Joaquina Maria de Almeida. Cursou o Primário na escola municipal do povoado Mundés, renomeados depois, a escola para D. José Tomas, e povoado para Rio das Pedras, concluindo-o em 1972. Ingressou na Quinta Serie do Colégio Estadual Murilo Braga, em março de 1975, concluindo o Primeiro Grau, e iniciando o Segundo Grau, contudo aí só fez Primeiro Ano, concluindo o ensino médio por curso supletivo da Secretaria de Estado da Educação.
Pesquisador, historiador, documentarista.
Profissões: Radialista, publicitário, jornalista e webmaster. Funcionário público federal, como técnico em patologia do Ministério da Saúde, cedido à Secretaria de Saúde de Itabaiana.
Produção intelectual:

  • Fundador e mantenedor de dois periódicos itabaianenses: Tribuna do Povo, de 1982 e SerraShopping, 1999/2000;
  • Colaboração na Revista Perfil, 1998 a 2001;
  • Criador, administrador e mantenedor do primeiro site de Itabaiana na internet, de março de 2001 a agosto de 2004; criador das versões originais dos sites da Câmara Municipal de Itabaiana e da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, ambos de 2002;
  • Produtor dos documentários sobre a História de Itabaiana, na série intitulada ITABAIANA, QUATRO SÉCULOS DA HISTÓRIA DE UM POVO, em cinco episódios temáticos: a cultura vaqueira, a busca de prata e ouro, a colonização, a natureza viajora (tropeiro, depois caminhoneiro) e a comercial do itabaianense.
  • Colaboração no periódico, Carta Serrana, 2010 e 2011;
  • Publicou o livro, resumo de toda a pesquisa histórica até então feita, intitulado ITABAIANA, NOSSO LUGAR. QUATRO SÉCULOS DEPOIS, lançado na Bienal 2013.

 

Separador2-2sepia

POSSE (Coletiva): 01/02/2013

RECEPÇÃO SOLENE: 05/09/2014

SAUDAÇÃO: ANTÔNIO SAMARONE DE SANTANA

Separador5preto


Blog do acadêmico (clique)

Blog “Serra de Itabaiana” (clique)

E-mail (clique)

Canal de vídeo no youtube (História de Itabaiana) (clique)

Canal de vídeo no youtube (várias) (clique)

Perfil do Facebook (clique)

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: