José de Almeida Bispo

Jose de Almeida 2

CADEIRA 27

PATRONESSE: MARIA THÉTIS NUNES

Historiadora

Separador3-1sepia

Nasceu na Mangabeira, zona rural do município de Itabaiana, Sergipe, em 8 de outubro de 1959, filho de Alexandre Frutuoso Bispo (in memoriam) e Joaquina Maria de Almeida. Cursou o Primário na escola municipal do povoado Mundés, renomeados depois, a escola para D. José Tomas, e povoado para Rio das Pedras, concluindo-o em 1972. Ingressou na Quinta Serie do Colégio Estadual Murilo Braga, em março de 1975, concluindo o Primeiro Grau, e iniciando o Segundo Grau, contudo aí só fez Primeiro Ano, concluindo o ensino médio por curso supletivo da Secretaria de Estado da Educação.
Pesquisador, historiador, documentarista.
Profissões: Radialista, publicitário, jornalista e webmaster. Funcionário público federal, como técnico em patologia do Ministério da Saúde, cedido à Secretaria de Saúde de Itabaiana.
Produção intelectual:

  • Fundador e mantenedor de dois periódicos itabaianenses: Tribuna do Povo, de 1982 e SerraShopping, 1999/2000;
  • Colaboração na Revista Perfil, 1998 a 2001;
  • Criador, administrador e mantenedor do primeiro site de Itabaiana na internet, de março de 2001 a agosto de 2004; criador das versões originais dos sites da Câmara Municipal de Itabaiana e da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, ambos de 2002;
  • Produtor dos documentários sobre a História de Itabaiana, na série intitulada ITABAIANA, QUATRO SÉCULOS DA HISTÓRIA DE UM POVO, em cinco episódios temáticos: a cultura vaqueira, a busca de prata e ouro, a colonização, a natureza viajora (tropeiro, depois caminhoneiro) e a comercial do itabaianense.
  • Colaboração no periódico, Carta Serrana, 2010 e 2011;
  • Publicou o livro, resumo de toda a pesquisa histórica até então feita, intitulado ITABAIANA, NOSSO LUGAR. QUATRO SÉCULOS DEPOIS, lançado na Bienal 2013.

 

Separador2-2sepia

POSSE (Coletiva): 01/02/2013

RECEPÇÃO SOLENE: 05/09/2014

SAUDAÇÃO: ANTÔNIO SAMARONE DE SANTANA

Separador5preto


Blog do acadêmico (clique)

Blog “Serra de Itabaiana” (clique)

E-mail (clique)

Canal de vídeo no youtube (História de Itabaiana) (clique)

Canal de vídeo no youtube (várias) (clique)

Perfil do Facebook (clique)

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: